Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de abril de 2014

Projeto em desenvolvimento sobre energia com os alunos do 1º Ano Ensino Médio

ESCOLA ESTADUAL MARLENE MARTINS REIS
Energia! O que é? Quando? Como?
Professora: Luscilene Maria José Alves
1.       Tema: Energia e vida na Terra
2.       Problema:
Quando os alunos pesquisam e desenvolvem atividades significativas, eles adquirem habilidades capazes de reconhecer como tais conteúdos são indispensáveis  ao funcionamento da vida social e  os reconhecem em sua história, abrangendo sua capacidades individuais.
2.1. Delimitação:
Pesquisar e construir significados sobre a energia e sua evolução é algo de grande importância para qualquer cidadão e principalmente para os alunos do Ensino Médio, logo quando são abordadas as suas capacidades individuais. Tudo isso é capaz de dar asas a imaginação.
O presente estudo será desenvolvido no primeiro bimestre de 2014, pelos alunos do 1º Ano A e B, buscando atender a disciplina de Física com a coordenação da professora Luscilene Maria José Alves.
2.2. Eixo Temático:
Energia na Terra
2.3. Conteúdo Programático:
Definições de energia;
Evolução da energia na Terra;
Fontes de Energia;
Matriz Energética Brasileira e sua Evolução;
Fontes de Energia renováveis e não-renováveis;
3.       Objetivo Geral:
Reconhecer a energia como algo indispensável ao funcionamento da vida social e que essa dependência vem crescendo progressivamente ao longo da história humana
3.1. Objetivos Específicos:
·         Compreender e identificar os diferentes significados para a palavra energia;
·         Compreender a evolução do uso da energia utilizado na vida cotidiana;
·         Reconhecer as principais fontes de energia e sua utilização;
·         Analisar as principais mudanças que vem ocorrendo na matriz energética brasileira;
·         Reconhecer as principais vantagens e desvantagens das diferentes fontes de energia;
·         Reconhecer as fontes de energia renováveis e não renováveis;
4.       Justificativa:
O projeto em questão foi elaborado, buscando oferecer aos alunos metodologias diferentes que  valorizem as habilidades de cada aluno, mostrando aos adolescentes uma maneira diferente de formar e compreender os conteúdos e seus significados.
Sabemos que os assuntos relacionados as fontes de energia são conhecimentos de grande importância para a evolução da vida na Terra e seu uso de forma adequada é capaz e apresentar aspectos positivos para as gerações futuras.
Para o desenvolvimento deste trabalho, buscaremos valorizar  as habilidades de cada aluno promovendo uma maior interação e compreensão das fontes de energia e sua evolução, mas também observaremos o conhecimento prévio que os alunos apresentam sobre o conteúdo durante o desenvolvimento e evolução das atividades.
5.       Desenvolvimento:
- Explanação do projeto de forma informal;
- Pesquisa de significados da palavra energia usando dicionários de língua portuguesa e internet;
- Leituras informativas no livro didático sobre as fontes de energia e sua evolução;
- Confecção de frases buscando os diferentes significados da palavra energia;
- Confeccionar cartazes sobre a evolução das fontes de energia;
- Analisar gráficos da matriz energética brasileira;
- Confecção de paródias sobre as fontes de energia;
- Desenvolvimento de conclusões sobre a situação atual envolvendo as Energias Produzidas por hidrelétricas;
    6.  Metodologia:
         Para o desenvolvimento das atividades almejadas, pretende-se usar como metodologia a pesquisa bibliográfica, embasada no novo CBC com a readequação à estrutura curricular do Reiventando o Ensino Médio. Também faremos o uso de textos e artigos com fontes idôneas da internet.
7.       Culminância:
Será através da confecção de um jornal buscando publicar as atividades feitas e selecionadas pelos alunos e publicadas no blog de física e nas salas da escola.
8.       Avaliação:
Cada aluno será avaliado levando em consideração a habilidade de cada um e o grau e qualidade da participação nas atividades realizadas, bem como a criatividade e coerência das atividades propostas apresentadas.

Pratinha, 25 de Março de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário