Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Projeto 2º Ano Ensino Médio

Projeto: Equilíbrio Estático do corpo Humano
Professora: Luscilene Maria José Alves
1.       Tema: Mecânica – Estática
2.       Problema:
Ao estudarmos estática, vemos que é um ramo da física que se ocupa a investigar inúmeras situações onde os corpos ficam em equilíbrio.
Por que então não investigar como o nosso corpo fica em equilíbrio durante uma prática esportiva como, por exemplo, uma flexão.
2.1. Delimitação:
Todos os corpos possuem centro de massa, e percebe-se que somente desenvolver exercícios para calcular esse centro de massa e a força que este por sua vez desempenha, se torna m pouco longe da realidade do aluno.
Sendo assim aplicar o conteúdo  a algo mais próximo da realidade do aluno se torna mais válido e por que não aplicar ao corpo humano e as atividades práticas?
O presente estudo será desenvolvido no primeiro semestre mais especificamente no primeiro bimestre de 2014, com a parceria do professor de Educação Física Eliandro Gabriel e desenvolvido com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio das turmas A e B, para atender a disciplina de Física com a coordenação da professora Luscilene Maria José Alves.
2.2. Eixo Temático: Equilíbrio dos corpos extensos.
2.3. Conteúdo programático:
·         Centro de massa;
·         Peso;
·         Comprimento;
·         Equilíbrio de um corpo extenso;
·         Momento da Força;
3.       Objetivo Geral:
Aplicar a física no corpo humano, tornando, portanto o conteúdo de equilíbrio dos corpos extensos mais próximos da vivência dos alunos.
3.1. Objetivos Específicos:
·         Interpretar situações problemas e relacionar seus dados;
·         Saber a diferença entre as grandezas massa e peso e o estabelecimento de suas unidades de medida;
·         Saber usar instrumentos para aferir medida no corpo humano como: altura final, altura até o ombro, altura até o umbigo;
·         Saber  localizar e calcular o centro de massa do corpo humano;
·         Verificar que o centro de massa do corpo humano não coincide com o centro geométrico, que está no umbigo;
·         Saber determinar a força exercida sobre as mãos no durante uma flexão;
4.       Justificativa:
A estática, mais especificamente o calculo e localização do centro de gravidade e o equilíbrio de corpos extensos, são situações problema que exigem bastante atenção dos alunos e muitas vezes os cálculos se apresentam um pouco cansativos, necessitando de uma metodologia mais próxima e atrativa de sua realidade.
Abemos que para os adolescentes a prática de esportes é algo de grande importância e valor, sendo assim associar uma modalidade ou exercício físico se torna uma saída, bastante atrativa para o estudo dos corpos extensos e a aplicações de leis.
Para o desenvolvimento deste trabalho faremos o uso de leituras sobre a física no corpo humano e também do calculo individual, envolvendo as grandezas de massa, peso, comprimento e força de cada aluno, buscando respeitar a individualidade de cada aluno e as habilidades de cada um durante o desenvolvimento de cada tarefa.
5.       Desenvolvimento:
- Explicação do conteúdo e exemplos sobre o calculo da força em corpos extensos;
 - Desenvolvimento e correção de lista de exercícios de aplicação;
- Pesquisa da massa corporal individual de cada aluno;
- Calculo do peso;
- Medidas de alturas de cada aluno, tendo como base a cabeça, o ombro e o umbigo;
- Leitura Complementar e debate “ A Física no corpo humano”;
- Calculo do centro de massa do corpo humano;
- Desenvolvimento e calculo de situação problema da força aplicada e exercida pelo solo sobre suas mãos durante a posição de uma flexão;
- Palestra em forma de um bate-papo, explicando o que é uma flexão e a maneira correta de seu desenvolvimento;
6.        Metodologia:
Para o desenvolvimento das atividades esperadas, usaremos como metodologia a pesquisa bibliográfica, embasada em revistas e tendo como base o CBC de Física.
7.       Culminância:
Será através de uma palestra em sala de aula relacionando a prática esportiva com a problematização dos conteúdos de Física.
8.       Avaliação:
Cada aluno será avaliado levando em consideração seus registros individuais  e sua participação no desenvolvimento das atividades programadas.
Pratinha, 24 de março de 2014.
Luscilene Maria José Alves

Material de Apoio:
Situação problema aplicada

UFLAVRAS - Univ. Federal de Lavras/2000
Física > Mecanica > Estática > Corpo Extenso

Um atleta de massa 50kg está se exercitando, conforme mostra a figura. Qual deve ser a força exercida pelo solo sobre suas mãos para que ele permaneça parado na posição mostrada na figura? (Use g=10m/s²)



a) 
500 N
b) 
400 N
c) 
300 N
d) 
200 N
e) 
100 N

 Fonte:http://www.klickeducacao.com.br/simulados/simulados_mostra/0,7562,POR-11425-49-676-2000,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário