Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Projeto: Entendendo o consumo de Energia Elétrica


Escola: Estadual Marlene Martins Reis – Município: Pratinha – MG
1.      Período: 02/05/2012 à 31/05/2012
2.      Público Alvo: Alunos matriculados no 1º,  2º e 3º Anos do Ensino Médio
3.       Justificativa: O tema Energia Elétrica é um tema muito comum no dia-a-dia, porém muitas vezes nossos alunos não compreendem como seu consumo reflete no bolso de se sua família.
Percebendo o desperdício de energia no dia-a-dia dentro da sala de aula, surgiu o desejo em desenvolver uma atividade que despertasse a atenção dos alunos para com o consumo de energia e o quanto esse consumo é refletido em nosso bolso.
Tendo como base a reportagem apresentada pelo G1 em 26/04/2012 :


Como o conteúdo em questão se demonstra importante para o desenvolvimento de um cidadão mais consciente, crítico e empreendedor, surgiu o desejo em aplicar o desenvolvimento do mesmo nas aulas de física, visto também que este conteúdo faz parte da matriz de conhecimentos propostos pela disciplina para os alunos do ensino médio

4.      Objetivo Geral: Mostrar a importância dos cálculos de energia elétrica em nosso bolso;
5.      Objetivos Específicos:
* Incentivar a pesquisa;
* Desenvolver problemas de simulação de energia elétrica;
* Desenvolver atividades práticas buscando calcular o valor da energia gasta por um aparelho na casa do aluno;
* Mostrar a importância de se economizar energia;
* Relacionar o consumo de energia com o valor pago em dinheiro;
* Confeccionar uma planta de uma casa, verificando determinar o número de lâmpadas por cada cômodo;
* Compreender que o valor pago pelo consumo de energia elétrica é proporcional a quantidade de horas que esse aparelho fica ligado;
* Estimular o trabalho em grupo;
* Verificar a importância da acessibilidade das pessoas;
* Estimular o debate;
* simular por meio de programas de computador a quantidade de energia gasta em casa cômodo;
6.  Recursos:
* humanos: Professora, alunos e especialistas;
* materiais: Revistas, computador com acesso a internet, livros, cola tesoura, papel pardo, régua, lápis, pinceis, conta de energia elétrica;
7. Desenvolvimento: As atividades serão desenvolvidas na sala de aula e também em casa por meio de preparação desenvolvida em aula.
8. Atividades a serem desenvolvidas:
a) Desenvolvimento de problema preliminar sobre o consumo de energia elétrica;
b) Calculo do consumo de energia elétrica de um aparelho que o aluno usa muito em sua casa;
c) Confecção de esboço de uma casa;
d) Desenvolvimento de um esboço de uma planta de uma casa;
c) Calcular a área de cada cômodo;
d) Recortar e colar de revistas e panfletos aparelhos elétricos que devem ter nessa casa;
e) Pesquisa o valor da potência de cada um desses aparelhos e estipular o tempo em que o mesmo fica ligado;
f) Calcular o consumo de energia elétrica;
e) Calcular o valor a ser pago na conta de energia dessa casa;
g) Desenvolver debate sobre o consumo exagerado que existem dentro das residências;
h) Criar novas formas para economizar energia dentro dessa casa;
i) Desenvolver relatórios e observações em grupos;
j) simular por meio de programa de computador disponível em http://www.copel.com/hpcopel/simulador/  e http://www.furnas.com.br/simulador/index.htm o consumo de energia elétrica;



9. Avaliação: Registro das atividades, fotos, conclusões e relatórios;

10. Culminância: Publicação do projeto no blog de física e debate final e exposição das plantas das casas em um mural na escola;

11. Professora Responsável: Luscilene Maria José Alves

Pratinha, 02 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário