Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Projeto EJA I: Trabalhando com filmes como metodologia para o ensino da velocidade e aceleração


Escola: Estadual Marlene Martins Reis – Município: Pratinha – MG
1.      Período: 07/05/2012 à 31/05/2012

2.      Público Alvo: alunos matriculados no EJA I Ensino Médio

3.      Justificativa: Segundo Xavier e et al (2010 p. 93):

O cinema vem fascinando a multidão desde o final do século XIX. Uma verdadeira “fábrica de ilusões” na qual o impossível torna-se possível, o irreal torna-se real, as nossas fantasias podem se materializar.

Dentro desse contexto percebemos a importância de termos os filmes como ferramenta metodológica no ensino, pois representam uma possibilidade de mudança no cotidiano escolar marcado por desestímulo e fragilidades no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo, nas áreas de Matemática e Ciências, na qual se inclui a Física.
Decidimos fazer a abordagem da Física mediante o uso de um filme infantil “Os carrinhos: A grande corrida”, que por sua vez aborda conhecimentos sobre mecânica em velocidade, aceleração, movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo variado, e as equações do movimento, de forma bem simples e com curta duração.
Entendemos este procedimento como um recurso integrante de uma proposta pedagógica que procura superar a perspectiva tradicional de ensino e avançar na formação de um cidadão crítico e participativo e ainda o incentivar a criticidade e também a pesquisa por meio de várias mídias e meios de comunicação de massa.
Segundo Passos (2005), existe uma expectativa de que o uso de novas metodologias seja capaz de promover mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem tornando-o mais motivador e solucionando os problemas detectados.

4.      Objetivo Geral: Desenvolver nova metodologia para o ensino de Mecânica para os alunos do EJA I;

5.      Objetivos Específicos:
* Compreender os conceitos de velocidade e aceleração;
* Diferenciar os tipos de movimentos;
* Aplicar os conceitos de velocidade e aceleração com gráficos e equações;
* Desenvolver situações problemas de forma mais divertida;
* Desenvolver o gosto pela pesquisa;
* Incentivar a leitura;
* Relacionar situações do dia-a-dia com as questões da física;
* Tornar o conhecimento de física, mais atrativo e interessante;
* Desenvolver o debate;

6.  Recursos:
* humanos: Professora, alunos e especialistas;
* materiais: Revistas, computador com acesso a internet, filme, televisão, data show, materiais impressos e livros.
6.      Desenvolvimento: As atividades serão desenvolvidas na sala de aula e também em casa por meio de preparação desenvolvida em aula.

7.      Cronograma: 07/05 = Início de Filme “Os carrinhos: A grande corrida”;
10/05 = Termino de Filme, desenvolvimento de debate, entrega de material impresso e avaliativo sobre o filme, desenvolvimento de “Pensando sobre o Filme”;
14/05=Desenvolvimento de Pensando na Física, explicação de Pense e pesquise início de pesquisa em sala de informática com uso de computador com acesso a internet e desenvolvido em grupos;
17/05=Explicação movimento retilíneo variado e aceleração;
21/05=Desenvolvimento de situações problema
24/05=Desenvolvimento de situações problema
28/05=Desenvolvimento de vida real, acrescentar a pesquisa e ao debate o uso de pneus, observando as diferenças entre os pneus usados em carros comuns em carros de corrida em carros que realizam trilhas usando o computador, explicar como eles devem terminar a pesquisa de vida real em casa;
31/05= Entrega da atividade em forma de portfólio, seguido de debate sobre o desenvolvimento do projeto e análise de pontos positivos e negativos;

8. Avaliação: Registro das atividades, fotos, conclusões e relatórios;

9. Culminância: Publicação do projeto no blog de física e debate final;

10. Professora Responsável: Luscilene Maria José Alves

Pratinha, 06 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário