Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de março de 2012

Projeto: Leitura e a influência das grandezas da Física

Escola: Estadual Marlene Martins Reis - Município: Pratinha - MG
Período: 20/02/2012 à 20/03/2012
Público Alvo: Alunos matriculados no 3º Anos "A" e "B" e EJA I Ensino Médio
Justificativa: No dia a dia percebemos que a maior parte dos alunos não teem o hábito da leitura, por falta de tempo ou mesmo por falta de vontade ou ainda por imaginar que sabe de tudo o que acontece, mesmo que seja superficial.
Percebendo a importância da leitura no ensino da física, surgiu o desejo de relacionar as grandezas: massa, tempo e espaço com algumas reportagens que temos acesso no decorrer de nossa convivência com as notícias que aparecem nos meios de comunicação de massa.
Com o desenvolvimento desse projeto almejamos incentivar o público alvo a desenvolver a leitura assim melhorar suas interpretações em relação aos problemas e por conseguinte saber localizar grandezas físicas e dados, podendo portanto também realizar transformações.
A relação entre a leitura e as grandezas também nos ajuda a sanar algumas dificuldades perante as transformações de grandezas para seus múltiplos e submúltiplos.
Objetivo Geral: Relacionar a leitura de informações com as grandezas: espaço, tempo e massa.
Objetivos Específicos: * Incentivar a leitura e a pesquisa em revistas e internet;
* Saber identificar as grandezas: espaço, tempo e massa;
* Transformar as grandezas para seus múltiplos e submúltiplos;
* Interpretar o principal assunto que se refere a reportagem;
* Localizar as fontes de pesquisa;
Recursos:* humanos: Professora e alunos;
* matriais: revistas, computador com acesso a internet, calculadora, cola, papel, lápis, caneta e borracha;
Desenvolvimento: As atividades para o desenvolvimento desse projeto, devem seguir os seguintes passos:
a) pesquisa e leitura de reportagens;
b) localização das grandezas e unidades de medida de massa, tempo e espaço;
c) realizar transformações para seus múltiplos e submúltiplos, usando a regra de três simples;
d) desenvolver correção e verificação da atividade;
e) desenvolvimento de relatórios e conclusões;
Avaliação: Registro das atividades, fotos, conclusões e relatórios;
Culminância: Publicação do projeto no blog de física.
Professora Responsável: Luscilene Maria José Alves



Um comentário:

  1. Bruno Raimundo Sales7 de maio de 2012 às 21:26

    professora vc esta de parabéns pelo seu trabalho continue trabalhando em seus projetos....

    ResponderExcluir