Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de março de 2012

Projeto: As histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino de física


Escola: Estadual Marlene Martins Reis – Município: Pratinha – MG

1. 1 Período: 18/01/2012 à 25/04/2012

2. Público Alvo: alunos matriculados no 3º Anos “A” e “B”

3. Justificativa: Observando o comportamento dos alunos do Ensino Médio, perante a disciplina de Física, percebi as suas dificuldades na interpretação de inúmeros conteúdos.

Também analisando vários livros e manuais didáticos constatei que inúmeros alunos se sentem mais atraídos pelos conteúdos quando os mesmos apresentam charges, tirinhas e histórias em quadrinhos , retratando uma imagem visual.

Hoje nós professores sabemos o quanto é difícil planejar uma aula que consiga chamar a atenção de nossos alunos, pois somos constantemente bombardeados com imagens das mais diversas fontes e as mais diversas tecnologias, porém porque não usar isso tudo a nosso favor. Nós não podemos desprezar esta influência no cotidiano do aluno.

Assim temos que a teoria histórico-cultural de Vygotsk destaca que o desenvolvimento cognitivo do indivíduo, no caso do nosso aluno tem sua origem em processos sociais que por sua vez se convertem em funções psicológicas através da mediação (VYGOTSK, 2001).

Pensamos que as histórias em quadrinhos e as tirinhas como um grande recurso pedagógico de grande importância no processo de ensino aprendizagem, pois a sua forma de construção mostra elementos lúdicos e uma linguagem cognitiva, que por sua vez associa imagem e texto de forma bastante familiar.

O tempo em que as histórias me quadrinhos eram negadas e vistas como vilãs pelos pensadores do ensino certamente acabou, pois hoje vemos constantemente sua atuação como ferramenta pedagógicas nas mais variadas disciplinas.

Acredita-se muito no potencial dessa proposta metodológica, visando maior interesse dos alunos e concretização da aprendizagem e revisão de vários conteúdos abordados durante o ensino médio.

4. Objetivo Geral: *Atrair a atenção do aluno para com os conhecimentos físicos, usando as histórias em quadrinhos e tirinhas de física como estratégia de ensino.

5. Objetivos Específicos:

* Desenvolver a leitura áudio visual;

* Desenvolver a interpretação de imagens;

* Motivar o aluno perante o conhecimento;

* Fornecer nova forma de metodologia;

* Incentivar a pesquisa;

* Motivar a participação e o trabalho em grupo;

* Revisar conteúdos abordados durante o Ensino Médio;

* Integrar os recursos de mídias, como internet com debates e enquetes on-lines;

* Relacionar os heróis das histórias em quadrinhos com os conteúdos de física;

* Desenvolver oficina com histórias em quadrinhos;

* Desenvolver atividades em sala de aula com tirinhas e charges;

* Confecção de cartazes para publicação da atividade na escola;

6. Recursos:

* humanos: Professora, alunos, professoras do uso da biblioteca e comunidade virtual;

* materiais: computados com acesso a internet, papeis, lápis coloridos, charges, data show, redes sociais;

7. Desenvolvimento: As atividades para o desenvolvimento desse projeto devem seguir os seguintes passos:

a) 18/01/1012 à 31/01/2012 - desenvolvimento de 1º enquete com alguns nomes de heróis para que a comunidade virtual escolha por meio de votação os cinco que mais gostam;

b) 18/01/2012 – publicação da enquete no blog e envio de mensagens informativas por meio das redes sociais sobre a enquete para desenvolvimento de futuro projeto;

c) 31/01/2012 – publicação do resultado da primeira enquete no blog e redes sociais;

d) 06/02/2012 à 27/02/2012– publicação de 2º enquete abordando os conteúdos de física que chamam mais atenção, nas redes sociais

e) 27/02/2012 – publicação do resultado da 2º enquete;

f) 06/02/2012 à 06/03/2012 – desenvolvimento de atividades em sala de aula, localizadas no blog de física e também em papeis, envolvendo algumas tirinhas de física;

g) 12/03/2012 – Divisão de grupos e explicação para desenvolvimento de oficina de histórias em quadrinhos, relacionando os cinco heróis mais votados com os cinco conteúdos de física mais escolhidos.

h) 19/03/2012 à 19/04/2012 – período para desenvolvimento em grupo das histórias em quadrinhos;

i) 19/04/2012 – apresentação das histórias em quadrinhos na sala de aula;

j) 20/04/2012 – divulgação das atividades propostas no blog de física e nas redes sociais;

k) 23/04/2012 – confecção de cartazes com a ajuda dos professores de uso da biblioteca para exposição;

l) 23/04/2012 – publicação de atividade a comunidade escolar por meio de cartazes expostos na biblioteca da escola com ajuda das professoras de uso da biblioteca;

m) 24/04/2012 – visitas dos alunos de outras turmas a biblioteca para visualizar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos;

n) 21/04/2012 à 25/04/2012– desenvolvimento de relatórios e organização de portfólio da atividade;

8. Avaliação: Registro das atividades, fotos, cartazes, lista de assinaturas de visita, conclusões e relatórios;

9. Culminância: Publicação do projeto no blog de física e redes sociais e futuramente apresentações de histórias em quadrinhos produzidas pelos alunos em outras turmas buscando a valorização do trabalho dos alunos e consequentemente mostrando a importância de atividades diversificadas.

10. Professora Responsável: Luscilene Maria José Alves

Pratinha, 17 de janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário