Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Trabalho 2º A preparando para a feira de ciências em outubro

Nome:Higor,Daniele e Netinho
Termologia
Temperatura

Quando um corpo se aquece as partículas que o compõem vibram cada vez com mais intensidade: esse fenômeno denomina-se temperatura. Quanto maior a agitação, maior a temperatura.


 Escalas Termométricas


Existem várias escalas para se medir a temperatura de um corpo. Entre as mais usadas estão a
Fahrenheit (ºF) e a Celsius (ºC). A escala Celsius se baseia em duas temperaturas:
- a temperatura de solidificação (ou fusão) da água, que é a temperatura de passagem do estado líquido para o sólido (ou vice-versa).
- a temperatura de vaporização (ou condensação) da água, que é a temperatura de passagem do estado líquido para o gasoso (ou vice-versa).

Para a temperatura de solidificação é adotado o valor de 0º C; para a temperatura de condensação, 100º C.

A origem da escala Fahrenheit é menos simples. O importante para o nosso estudo é que as citadas temperaturas na escala Celsius equivalem respectivamente a 32º F e 212º F. A equação de transformação de uma escala na outra será:
A escala Kelvin

Se a medida de temperatura é a medida da agitação das partículas de um corpo, ao resfriá-lo essa agitação vai diminuindo. Em um caso limite, quando as partículas pararem, teremos a menor temperatura possível, o zero absoluto (-273º C). O físico Lorde Kelvin foi o primeiro a calcular teoricamente essa temperatura e criou uma nova escala. Nessa escala, de divisões centesimais, não existem temperaturas negativas e adota-se o zero como início da escala. Sua relação com a escala Celsius é dada por:
A escala Kelvin é a escala adotada oficialmente no SI (Sistema Internacional de Unidades).


 Mudanças de fase


Existem 3 fases pela qual a matéria pode se apresentar: sólida, líquida e gasosa. Na figura constam as denominações das diversas passagens entre as fases:
Calor
Enquanto a temperatura é a medida da agitação das partículas de um corpo, o calor é a energia térmica que é transferida de um corpo de maior temperatura para um de menor temperatura.
 Calorimetria

A medida da transferência de calor é a caloria (cal): 1 cal é a energia necessária para elevar em 1º C, 1 grama de água. O calor específico da água, que serve como parâmetro para o cálculo de outros materiais, é definido dessa relação:
Calor Sensível

O calor sensível é aquele calor cedido ou recebido por um corpo desde que não aconteça mudança de fase.
Quando vários corpos com diferentes temperaturas são colocados em contato, há uma tendência daspartículas transferirem e equalizarem as suas agitações. Com o passar do tempo todos os corpos irão adquirir uma única temperatura, chamada temperatura de equilíbrio térmico.

A equação que ilustra essa transferência é:
Calor Latente
No caso de haver uma mudança de fase, não existe mudança de temperatura, e o calor transferido é usado somente para a mudança de fase.

Equacionando:
Equilíbrio Térmico

A somatória dos calores cedidos e recebidos por todos os corpo de um sistema é nula

Experiência


Termologia experiencia com balão
Fizemos a experiência com um balão cheio de água e outro com ar.

O balão que contem ar ao ser colocado sobre a vela ele estoura ,e o balão que contém água não estoura Porque?
Isso ocorre porque a troca de calor entre a chama e a superfície do balão se torna relativamente pequena devido a presença de água. Além disso, o ar dentro do balão não irá receber muito calor devido á água que absorve parte da energia antes de distribuir para o resto do balão ,logo o ar não ira se expandir muito e não irá estourar o balão .

Nenhum comentário:

Postar um comentário