Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Projeto: Física na cozinha “Panela de Pressão”


1-    Justificativa:

Segundo Anjos (1996. P.7) e também a Grande Enciclopédia Larousse Cultural a Física é a ciência que estuda pela experimentação e elaboração de conceitos, as propriedades fundamentais  da matéria e do espaço-tempo.
A contextualização das teorias em Física tem sido considerada cada vez mais importante no ensino, porém muitas das vezes os fenômenos ocorrem em nossa frente em nossas casas na, na hora do almoço, do café ou do jantar, e nós nem nos damos conta disso.
Apoiando-se na curiosidade e interesse do francês Menon (THIS, 2006) em trazer a “arte culinária” para o âmbito científico, mostrando a necessidade de interligar a experiência com a teoria, será desenvolvido neste trabalho não uma inovação, mas a ampliação de esclarecimentos do que se usam todos os dias. Pois com este conhecimento supõe-se que facilitaria a forma de ensino por meio de métodos comuns dentro de cada casa.
O interesse me desenvolver um trabalho com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio surgiu, mediante a grande aplicabilidade que alguns experimentos bastante interessantes que podem ser realizados com a utilização de material e receitas simples na cozinha.
A atividade em questão também busca esclarecer a importância, os cuidados e a economia com que o instrumento denominado de panela de pressão apresenta em nossas vidas.
Com o desenvolvimento dessa atividade também pretendemos trabalhar com o equilíbrio estático dos líquidos, propagação de calor e as leis da termodinâmica.

2-    Objetivo Geral:
Mostrar a importância da panela de pressão na física e seus cuidados.

3-    Objetivos Específicos:
·         Desenvolver a leitura e a interpretação de dados e informações;
·         Compreender como é desenvolvido o equilíbrio estático dos líquidos, observando: densidade, pressão e empuxo;
·         Compreender e diferenciar os processos de propagação de calor;
·         Perceber a importância das leis da termodinâmica;
·         Compreender como se dá o funcionamento de uma panela de pressão;
·         Desenvolver relatórios;
·         Realizar pesquisa e coleta de dados;
·         Desenvolver receitas com panelas de pressão;
·         Promover um concurso com receitas desenvolvidas pelos alunos usando a panela de pressão;
·         Desenvolver um pequeno livro de receita pesquisado pelos alunos;
·         Realizar concurso da melhor cozinheira;
·         Desenvolver entrevistas;
·         Relatar curiosidades;
4-    Recursos:
* humanos: Professora, alunos, pais, comunidade escolar;
* materiais: computador com acesso a internet, livros didáticos, panela e pressão, vídeos, fotos, relatórios.

5-    Atividades a serem desenvolvidas:
Estudar conteúdos, ver vídeos, compreender o funcionamento de uma panela de pressão, desenvolver receitas na panela de pressão e confeccionar um livro de receitas, eleger com a ajuda da comunidade escolar a (o) cozinheira (o) da cidade de Pratinha.

6-    Avaliação:
Registro por meio de fotos relatórios, gráficos e tabelas, atividades de múltipla escolha.

7-    Culminância:
Premiação da melhor cozinheira da cidade, escolha da melhor receita e premiação dos alunos.

Pratinha,  15 de Outubro de 2012.

Observação:
Concurso de Receitas de Panela de Pressão do 2º Ano do Ensino Médio

·         Devem-se formar um grupo de no mínimo 4 integrantes;
·         Escolher uma receita para ser desenvolvida usando a panela de pressão;
·         Preencher a ficha de inscrição com os ingredientes e modo de preparo

Nenhum comentário:

Postar um comentário