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sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Trabalho de pesquisa em grupo 1º Ano Ensino Médio

Assunto: Tipos de combustíveis não poluentes
Grupo1: Elétrico
Grupo 2: Hidrogênio
Grupo 3: Ar comprimido
Grupo 4: Hidráulico
Observação: O trabalho em questão pode ser manuscrito, ou seja, escrito a mão, ou digitado, desde que ambos estejam com as seguintes características.
Muita atenção se for digitar, não use apenas o copiar e colar, pois atividades copiadas integralmente da internet não serão aceitas, além de que você estará realizando um plágio.
Valor do trabalho: 5,0 pontos
Composição do trabalho: Capa, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Anexo
Também teremos um dia em sala de aula, para realizarmos um mesa redonda sobre o assunto com a participação de todos os alunos.
Explicação:
* Capa: 3cm vertical e 3cm horizontal
1º linha: Letras maiúsculas o nome completo da escola em que você estuda.
2º linha: letras maiúsculas Disciplina: Física
4 cm de espaço e colocar os nomes dos colegas em letras maiúsculas e em ordem alfabética.
3 cm de espaço e colocar em letras maiúsculas "Combustível não poluente: (colocar o nome de seu combustível)
8,5 cm e colocar em letras maiúsculas o nome da cidade Pratinha-MG e na linha de baixo 2012
* Introdução: 9 cm e colocar o título Introdução, dar espaço de 1cm e colocar a introdução desenvolvida
* Desenvolvimento: Responder os itens e perguntas, usando as fontes de pesquisa, mais não esqueça, não copie da internet.
Item 1: O que é um combustível não poluente?
Item 2: O que é um combustível não poluente------- (assunto do grupo)?
Item 3: Como funciona esse combustível?
Item 4: Esse combustível já é usado no Brasil? Em que cidades?
Item 5: Em que país esse combustível foi desenvolvido?
Item 6: È um recurso caro ou barato para ser produzido? E para o bolso do consumidor?
Item 7: Suas opiniões sobre o combustível e o que gostaram destacando os pontos positivos e negativos.
* Conclusão: o que vocês aprenderam
* Anexo: modelos de carros e onde são produzidos e algumas curiosidades encontradas.
OBS: Qualquer dúvida, pode postar no blog ou ainda perguntar ao professor.Bom trabalho e lembre-se, com um bom trabalho em grupo, com tarefas dividas, se aprende muito mais

8 comentários:

  1. D. Luscilene, eu estou com duvidas, procurei na internet sobre o assunto "combustíveis não poluentes" "elétrico" mas não encontrei ajuda para algumas perguntas.
    como por exemplo a N°:1,5,6.
    será que a você poderia me dar uma ajuda?
    e sobre a capa do trabalho,eu fiz mas queria que a você desse uma olhada tem como eu mandar a foto pra você ver?

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  2. Concorda comigo que um combustível não poluente é aquele que não causa danos no meio ambiente, como por exemplo não polui por exemplo.
    O que é esse combustível elétrico, é um combustível movido a eletricidade, é como se você tivesse um carro e colocasse ele na tomada para carregar as baterias durante a noite por exemplo.
    Dê uma linha no material abaixo.
    rimeiro motor elétrico foi produzido em 1828
    Missão Apollo 15 levou o primeiro carro movido a eletricidade à Lua em 1971
    Do R7
    Texto:
    A invenção do carro elétrico é atribuída a várias pessoas, incluindo o húngaro Ányos Jedlik, que inventou o motor elétrico em 1828.

    O aperfeiçoamento da bateria - pelos franceses Gaston Plante, em 1865, e Camille Faure, em 1881 - preparou o caminho para que o carro elétrico surgisse na Europa. A França e a Grã-Bretanha foram os primeiros países a apoiar o desenvolvimento do carro movido a eletricidade.

    Até a invasão dos carros movidos a combustão interna os carros elétricos bateram vários recordes de velocidade e de autonomia. Em 1899, Camille Jenatzy ultrapassou a barreira dos 100 km/h em seu carro em forma de foguete, seguida por Jamais Contente, que chegou a 105,88 km/h. Até os anos 20, os carros elétricos competiam com os movidos a gasolina.

    Os americanos só se interessaram pelo carro elétrico em 1895. Depois que A.L. Ryker lançou os primeiros triciclos elétricos no país, o interesse pela tecnologia aumentou.

    Em 1897, o primeiro uso comercial dos veículos elétricos foi em uma frota de táxis de Nova York. A partir daí, várias empresas começaram a produzir carros elétricos, incluindo a Edison, que pertencia ao famoso inventor da lâmpada.

    Em 1917 foi lançado o primeiro híbrido de gasolina e eletricidade pela Woods Motor Company, de Chicago. Foi um fracasso comercial porque era muito lento para o que custava.

    Em 1897, com a invenção das linhas de produção pela Ford, o preço do automóvel caiu para US$ 440 (US$ 9.200 hoje em dia ou R$ 16.192) em 1915. Em 1912, um carro elétrico era vendido por US$ 1.750 (US$ 39.000 hoje ou R$ 68.640).

    Com a chegada da eletricidade às casas, também em 1912, eles começaram a ficar populares. Na virada do século, 40% dos carros americanos eram movidos a vapor, 38% a eletricidade e 22% a gasolina. Naquela época 33.842 carros elétricos circulavam pelas ruas dos Estados Unidos.

    Depois de fazer sucesso no começo do século 20, o carro elétrico começou a perder sua posição no mercado. Em 1920, graças ao melhoramento das estradas, à descoberta de grandes reservas de petróleo no Texas e na Califórnia, nos Estados Unidos, ao baixo preço do combustível e à maior autonomia, os carros a gasolina ficaram populares.

    Outro fator que alavancou a invasão dos carros a combustão foi a invenção da ignição elétrica, eliminando a necessidade da manivela, que diminuiu o ruído e os deixou mais fáceis de usar.

    Nos anos 20, a onda dos elétricos já tinha passado. Uma década depois, a indústria de carros elétricos sumiu do mapa.
    A tecnologia do carro elétrico ficou estagnada até a invenção do transístor de ponto de contato, quando foram criados os modernos controles de semicondutores e baterias melhores, o que criou novas oportunidades para o veículo.

    Uma década depois da criação do transístor, Henney Coachworks e a National Union Electric juntaram esforços para criar o primeiro carro baseado na tecnologia de transístores, o Henney Kilowatt. O carro não agradou porque era muito caro em comparação com os movidos a gasolina, e a produção parou em 1961.

    Mas o Henney abriu caminho para uma nova geração de carros elétricos. Em 1971, um "carro elétrico" pegou carona na Apollo 15 e desembarcou na Lua. O "jipe lunar" foi desenvolvido pela Boeing e pela Delco e tinha um motor em cada roda e um par de baterias não-recarregáveis de 36 volts de hidróxido de potássio prata-zinco.

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  3. pode me enviar por meu e-mail lmjalves@hotmail.com que eu observo pra você.
    O que você acha a energia elétrica será um recurso mais barato do que a gasolina por exemplo?

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  4. Mais informação caro aluno Vanderjunior.
    Os carros elétricos estão em evidência na mídia. Vários motivos que explicam o interesse crescente por ess­es veículos:

    Eles poluem menos do que carros movidos a gasolina, tornando-se uma alternativa ambientalmente saudável a esse tipo de veículo (especialmente nas cidades).
    Quando se fala em carros híbridos, geralmente se fala em carros elétricos.
    Veículos movidos a células a combustível são carros elétricos, e células a combustível estão em destaque nos meios de comunicação.
    Um carro elétrico é movido por um motor elétrico, em vez de por um motor a gasolina.

    À primeira vista, é difícil saber se um carro é elétrico. Na maioria dos casos, esse tipo de veículo é feito a partir da conversão de um carro a gasolina. Sendo assim, torna-se impossível a identificação. Ao dirigir um carro elétrico, a única diferença perceptível é o fato de ele ser bastante silencioso.

    Sob o capô, porém, há muitas diferenças entre os carros a gasolina e os elétricos:

    O motor a gasolina é substituído por um motor elétrico.
    O motor elétrico recebe força de um regulador, cuja alimentação é feita por um conjunto de baterias recarregáveis.
    Com suas linhas de alimentação, sistemas de escapamento, mangueiras de refrigeração e filtros de ar, o motor à gasolina parece um projeto de encanamento. Já um carro elétrico é um projeto de instalação elétrica.
    Acho que isso pode te ajudar, caso precise de mais alguma informação.
    Use carro com motor elétrico como palavra chave que deve lhe ajudar mais.

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    1. D. Luscilene eu mandei a foto da capa do trabalho pra você no seu e-mail. ok!
      Á e outra dúvida, as respostas, eu devo coloca-las em forma de texto, ou em forma de pergunta e resposta?

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  5. fiquem a vontade, podem colocar em forma de textos ou como perguntas e respostas.

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  6. Será q vc poderiaa me ajudar na numero 4 pois, sei que ja possui carros com motores movidos a eletricidade no Brasil, mas nao consigo encontrar em quais cidades

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  7. ou entao a numero 5 pois nao consegui achar o pais de origem desses carros'

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