Escola: Estadual Marlene Martins Reis – Município: Pratinha – MG
1. Período: 02/05/2012 à 31/05/2012
2. Público
Alvo: Alunos matriculados no 1º,
2º e 3º Anos do Ensino Médio
3. Justificativa:
O tema Energia Elétrica é um tema muito comum no dia-a-dia, porém muitas vezes
nossos alunos não compreendem como seu consumo reflete no bolso de se sua
família.
Percebendo o
desperdício de energia no dia-a-dia dentro da sala de aula, surgiu o desejo em desenvolver
uma atividade que despertasse a atenção dos alunos para com o consumo de
energia e o quanto esse consumo é refletido em nosso bolso.
Tendo como base a
reportagem apresentada pelo G1 em 26/04/2012 :
Como o conteúdo em
questão se demonstra importante para o desenvolvimento de um cidadão mais consciente,
crítico e empreendedor, surgiu o desejo em aplicar o desenvolvimento do mesmo
nas aulas de física, visto também que este conteúdo faz parte da matriz de
conhecimentos propostos pela disciplina para os alunos do ensino médio
4.
Objetivo
Geral: Mostrar a importância dos cálculos de energia
elétrica em nosso bolso;
5.
Objetivos
Específicos:
*
Incentivar a pesquisa;
*
Desenvolver problemas de simulação de energia elétrica;
*
Desenvolver atividades práticas buscando calcular o valor da energia gasta por
um aparelho na casa do aluno;
*
Mostrar a importância de se economizar energia;
*
Relacionar o consumo de energia com o valor pago em dinheiro;
*
Confeccionar uma planta de uma casa, verificando determinar o número de
lâmpadas por cada cômodo;
*
Compreender que o valor pago pelo consumo de energia elétrica é proporcional a
quantidade de horas que esse aparelho fica ligado;
*
Estimular o trabalho em grupo;
*
Verificar a importância da acessibilidade das pessoas;
*
Estimular o debate;
*
simular por meio de programas de computador a quantidade de energia gasta em
casa cômodo;
6. Recursos:
* humanos: Professora, alunos
e especialistas;
* materiais:
Revistas, computador com acesso a internet, livros, cola tesoura, papel pardo,
régua, lápis, pinceis, conta de energia elétrica;
7. Desenvolvimento: As
atividades serão desenvolvidas na sala de aula e também em casa por meio de
preparação desenvolvida em aula.
8. Atividades a serem
desenvolvidas:
a) Desenvolvimento
de problema preliminar sobre o consumo de energia elétrica;
b) Calculo
do consumo de energia elétrica de um aparelho que o aluno usa muito em sua
casa;
c) Confecção
de esboço de uma casa;
d) Desenvolvimento
de um esboço de uma planta de uma
casa;
c) Calcular
a área de cada cômodo;
d) Recortar
e colar de revistas e panfletos aparelhos elétricos que devem ter nessa casa;
e) Pesquisa
o valor da potência de cada um desses aparelhos e estipular o tempo em que o
mesmo fica ligado;
f)
Calcular o consumo de energia elétrica;
e) Calcular
o valor a ser pago na conta de energia dessa casa;
g)
Desenvolver debate sobre o consumo exagerado que existem dentro das
residências;
h)
Criar novas formas para economizar energia dentro dessa casa;
i)
Desenvolver relatórios e observações em grupos;
j) simular por meio de
programa de computador disponível em http://www.copel.com/hpcopel/simulador/ e http://www.furnas.com.br/simulador/index.htm o consumo de energia elétrica;
9. Avaliação: Registro das
atividades, fotos, conclusões e relatórios;
10. Culminância:
Publicação do projeto no blog de física e debate final e exposição das plantas
das casas em um mural na escola;
11. Professora Responsável:
Luscilene Maria José Alves
Pratinha,
02 de maio de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário