Escola: Estadual Marlene Martins Reis – Município: Pratinha – MG
1. Período: 07/05/2012 à 31/05/2012
2. Público
Alvo: alunos matriculados no EJA
I Ensino Médio
3. Justificativa:
Segundo Xavier e et al (2010 p. 93):
O cinema vem
fascinando a multidão desde o final do século XIX. Uma verdadeira “fábrica de
ilusões” na qual o impossível torna-se possível, o irreal torna-se real, as
nossas fantasias podem se materializar.
Dentro desse
contexto percebemos a importância de termos os filmes como ferramenta
metodológica no ensino, pois representam uma possibilidade de mudança no
cotidiano escolar marcado por desestímulo e fragilidades no processo de
ensino-aprendizagem, sobretudo, nas áreas de Matemática e Ciências, na qual se
inclui a Física.
Decidimos fazer a
abordagem da Física mediante o uso de um filme infantil “Os carrinhos: A grande
corrida”, que por sua vez aborda conhecimentos sobre mecânica em velocidade, aceleração,
movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo variado, e as equações do
movimento, de forma bem simples e com curta duração.
Entendemos este
procedimento como um recurso integrante de uma proposta pedagógica que procura
superar a perspectiva tradicional de ensino e avançar na formação de um cidadão
crítico e participativo e ainda o incentivar a criticidade e também a pesquisa
por meio de várias mídias e meios de comunicação de massa.
Segundo Passos
(2005), existe uma expectativa de que o uso de novas metodologias seja capaz de
promover mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem tornando-o
mais motivador e solucionando os problemas detectados.
4.
Objetivo
Geral: Desenvolver nova metodologia para o ensino de
Mecânica para os alunos do EJA I;
5.
Objetivos
Específicos:
*
Compreender os conceitos de velocidade e aceleração;
*
Diferenciar os tipos de movimentos;
*
Aplicar os conceitos de velocidade e aceleração com gráficos e equações;
*
Desenvolver situações problemas de forma mais divertida;
*
Desenvolver o gosto pela pesquisa;
*
Incentivar a leitura;
*
Relacionar situações do dia-a-dia com as questões da física;
*
Tornar o conhecimento de física, mais atrativo e interessante;
*
Desenvolver o debate;
6. Recursos:
* humanos: Professora, alunos
e especialistas;
* materiais:
Revistas, computador com acesso a internet, filme, televisão, data show,
materiais impressos e livros.
6. Desenvolvimento: As
atividades serão desenvolvidas na sala de aula e também em casa por meio de
preparação desenvolvida em aula.
7. Cronograma:
07/05 = Início de Filme “Os carrinhos: A grande corrida”;
10/05 = Termino de
Filme, desenvolvimento de debate, entrega de material impresso e avaliativo
sobre o filme, desenvolvimento de “Pensando sobre o Filme”;
14/05=Desenvolvimento
de Pensando na Física, explicação de Pense e pesquise início de pesquisa em
sala de informática com uso de computador com acesso a internet e desenvolvido
em grupos;
17/05=Explicação
movimento retilíneo variado e aceleração;
21/05=Desenvolvimento
de situações problema
24/05=Desenvolvimento
de situações problema
28/05=Desenvolvimento
de vida real, acrescentar a pesquisa e ao debate o uso de pneus, observando as
diferenças entre os pneus usados em carros comuns em carros de corrida em
carros que realizam trilhas usando o computador, explicar como eles devem
terminar a pesquisa de vida real em casa;
31/05= Entrega da
atividade em forma de portfólio, seguido de debate sobre o desenvolvimento do
projeto e análise de pontos positivos e negativos;
8. Avaliação: Registro das
atividades, fotos, conclusões e relatórios;
9. Culminância:
Publicação do projeto no blog de física e debate final;
10. Professora Responsável:
Luscilene Maria José Alves
Pratinha,
06 de maio de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário