ESCOLA
ESTADUAL MARLENE MARTINS REIS
|
Energia!
O que é? Quando? Como?
Professora:
Luscilene Maria José Alves
1. Tema: Energia e vida na Terra
2.
Problema:
Quando os
alunos pesquisam e desenvolvem atividades significativas, eles adquirem
habilidades capazes de reconhecer como tais conteúdos são indispensáveis ao funcionamento da vida social e os reconhecem em sua história, abrangendo
sua capacidades individuais.
2.1. Delimitação:
Pesquisar e construir
significados sobre a energia e sua evolução é algo de grande importância para
qualquer cidadão e principalmente para os alunos do Ensino Médio, logo quando
são abordadas as suas capacidades individuais. Tudo isso é capaz de dar asas a
imaginação.
O presente estudo será
desenvolvido no primeiro bimestre de 2014, pelos alunos do 1º Ano A e B,
buscando atender a disciplina de Física com a coordenação da professora
Luscilene Maria José Alves.
2.2. Eixo Temático:
Energia na Terra
2.3. Conteúdo Programático:
Definições de energia;
Evolução da energia na Terra;
Fontes de Energia;
Matriz Energética Brasileira e
sua Evolução;
Fontes de Energia renováveis e
não-renováveis;
3.
Objetivo
Geral:
Reconhecer
a energia como algo indispensável ao funcionamento da vida social e que essa
dependência vem crescendo progressivamente ao longo da história humana
3.1. Objetivos Específicos:
·
Compreender e identificar os diferentes
significados para a palavra energia;
·
Compreender a evolução do uso da energia
utilizado na vida cotidiana;
·
Reconhecer as principais fontes de energia e
sua utilização;
·
Analisar as principais mudanças que vem
ocorrendo na matriz energética brasileira;
·
Reconhecer as principais vantagens e
desvantagens das diferentes fontes de energia;
·
Reconhecer as fontes de energia renováveis e
não renováveis;
4.
Justificativa:
O projeto
em questão foi elaborado, buscando oferecer aos alunos metodologias
diferentes que valorizem as
habilidades de cada aluno, mostrando aos adolescentes uma maneira diferente
de formar e compreender os conteúdos e seus significados.
Sabemos que
os assuntos relacionados as fontes de energia são conhecimentos de grande
importância para a evolução da vida na Terra e seu uso de forma adequada é
capaz e apresentar aspectos positivos para as gerações futuras.
Para o
desenvolvimento deste trabalho, buscaremos valorizar as habilidades de cada aluno promovendo uma
maior interação e compreensão das fontes de energia e sua evolução, mas
também observaremos o conhecimento prévio que os alunos apresentam sobre o
conteúdo durante o desenvolvimento e evolução das atividades.
5.
Desenvolvimento:
-
Explanação do projeto de forma informal;
- Pesquisa
de significados da palavra energia usando dicionários de língua portuguesa e
internet;
- Leituras
informativas no livro didático sobre as fontes de energia e sua evolução;
- Confecção
de frases buscando os diferentes significados da palavra energia;
-
Confeccionar cartazes sobre a evolução das fontes de energia;
- Analisar
gráficos da matriz energética brasileira;
- Confecção
de paródias sobre as fontes de energia;
-
Desenvolvimento de conclusões sobre a situação atual envolvendo as Energias
Produzidas por hidrelétricas;
6. Metodologia:
Para o desenvolvimento das atividades almejadas, pretende-se usar como
metodologia a pesquisa bibliográfica, embasada no novo CBC com a readequação
à estrutura curricular do Reiventando o Ensino Médio. Também faremos o uso de
textos e artigos com fontes idôneas da internet.
7.
Culminância:
Será
através da confecção de um jornal buscando publicar as atividades feitas e
selecionadas pelos alunos e publicadas no blog de física e nas salas da
escola.
8.
Avaliação:
Cada aluno
será avaliado levando em consideração a habilidade de cada um e o grau e
qualidade da participação nas atividades realizadas, bem como a criatividade
e coerência das atividades propostas apresentadas.
Pratinha,
25 de Março de 2014.
|
Pesquisar este blog
terça-feira, 8 de abril de 2014
Projeto em desenvolvimento sobre energia com os alunos do 1º Ano Ensino Médio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário