Projeto: Equilíbrio Estático do corpo Humano
Professora: Luscilene Maria José Alves
1.
Tema: Mecânica – Estática
2.
Problema:
Ao estudarmos estática, vemos que é um ramo
da física que se ocupa a investigar inúmeras situações onde os corpos ficam em
equilíbrio.
Por que então não investigar como o nosso
corpo fica em equilíbrio durante uma prática esportiva como, por exemplo, uma
flexão.
2.1. Delimitação:
Todos os corpos possuem centro de massa, e percebe-se que somente
desenvolver exercícios para calcular esse centro de massa e a força que este
por sua vez desempenha, se torna m pouco longe da realidade do aluno.
Sendo assim aplicar o conteúdo a
algo mais próximo da realidade do aluno se torna mais válido e por que não
aplicar ao corpo humano e as atividades práticas?
O presente estudo será desenvolvido no primeiro semestre mais
especificamente no primeiro bimestre de 2014, com a parceria do professor de
Educação Física Eliandro Gabriel e desenvolvido com os alunos do 2º Ano do
Ensino Médio das turmas A e B, para atender a disciplina de Física com a
coordenação da professora Luscilene Maria José Alves.
2.2. Eixo
Temático: Equilíbrio dos corpos extensos.
2.3. Conteúdo
programático:
·
Centro de massa;
·
Peso;
·
Comprimento;
·
Equilíbrio de um corpo extenso;
·
Momento da Força;
3.
Objetivo Geral:
Aplicar a física no corpo humano, tornando,
portanto o conteúdo de equilíbrio dos corpos extensos mais próximos da vivência
dos alunos.
3.1. Objetivos
Específicos:
·
Interpretar situações problemas e relacionar
seus dados;
·
Saber a diferença entre as grandezas massa e
peso e o estabelecimento de suas unidades de medida;
·
Saber usar instrumentos para aferir medida no
corpo humano como: altura final, altura até o ombro, altura até o umbigo;
·
Saber
localizar e calcular o centro de massa do corpo humano;
·
Verificar que o centro de massa do corpo humano
não coincide com o centro geométrico, que está no umbigo;
·
Saber determinar a força exercida sobre as mãos
no durante uma flexão;
4.
Justificativa:
A estática, mais especificamente o calculo
e localização do centro de gravidade e o equilíbrio de corpos extensos, são
situações problema que exigem bastante atenção dos alunos e muitas vezes os cálculos
se apresentam um pouco cansativos, necessitando de uma metodologia mais próxima
e atrativa de sua realidade.
Abemos que para os adolescentes a prática
de esportes é algo de grande importância e valor, sendo assim associar uma
modalidade ou exercício físico se torna uma saída, bastante atrativa para o
estudo dos corpos extensos e a aplicações de leis.
Para o desenvolvimento deste trabalho
faremos o uso de leituras sobre a física no corpo humano e também do calculo
individual, envolvendo as grandezas de massa, peso, comprimento e força de cada
aluno, buscando respeitar a individualidade de cada aluno e as habilidades de
cada um durante o desenvolvimento de cada tarefa.
5.
Desenvolvimento:
- Explicação do conteúdo e exemplos sobre o
calculo da força em corpos extensos;
-
Desenvolvimento e correção de lista de exercícios de aplicação;
- Pesquisa da massa corporal individual de
cada aluno;
- Calculo do peso;
- Medidas de alturas de cada aluno, tendo
como base a cabeça, o ombro e o umbigo;
- Leitura Complementar e debate “ A Física
no corpo humano”;
- Calculo do centro de massa do corpo
humano;
- Desenvolvimento e calculo de situação
problema da força aplicada e exercida pelo solo sobre suas mãos durante a
posição de uma flexão;
- Palestra em forma de um bate-papo,
explicando o que é uma flexão e a maneira correta de seu desenvolvimento;
6.
Metodologia:
Para o desenvolvimento das atividades esperadas,
usaremos como metodologia a pesquisa bibliográfica, embasada em revistas e
tendo como base o CBC de Física.
7.
Culminância:
Será através de uma palestra em sala de
aula relacionando a prática esportiva com a problematização dos conteúdos de
Física.
8.
Avaliação:
Cada aluno será avaliado levando em
consideração seus registros individuais
e sua participação no desenvolvimento das atividades programadas.
Pratinha, 24 de março de 2014.
Luscilene Maria José Alves
Material de Apoio:
Situação problema aplicada
|
||||||||||
|
||||||||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário