1 Justificativa: Atualmente podemos perceber que a música vem tomando grande espaço na vida dos adolescentes e porque não dentro da sala de aula.
Além de ser um recurso que torna as aulas mais atrativas é capaz de tornar o conteúdo mais simples e compreensível.
Visto que os conteúdos referentes aos processos de eletrização por atrito e contato são bastante teóricos e confusos, surgiu a necessidade de fixá-los de forma mais atrativa e que os alunos não se esqueçam. Sendo assim a idéia de uma música seria muito interessante.
Pesquisando com a ajuda e algumas mídias encontrei a letra "Corpos Aflitos" do Professor Pachecão e adquiri o seu CD. Como a letra da melodia tinha um rítmico carnavalesco , seria um ponto que atrairia mais a atenção doa alunos.
2. Objetivo Geral: * Perceber os processos de eletrização por atrito e por contato, tornando os conteúdos de eletricidade mais atrativos para os alunos;
3. Objetivos Específicos: * Tornar os conteúdos agradáveis e compreensíveis;
* Compreender e diferenciar os processos de eletrização por atrito e por contato;
* Estimular a criatividade e o trabalho em grupo;
* Valorizar a cultura brasileira;
* Promover uma aula descontraída;
* Aproximar e promover a integração entre a turma;
4. Público alvo:
Alunos matriculados na 3º Série do Ensino Médio
5. Recursos:
* Humanos: Professora e alunos;
* Materiais: livros, músicas, som, papéis coloridos, máscaras de carnaval;
6. Atividades:
* Leitura, Confecção de máscaras, desenvolvimento e confecção de Paródias
7. Metodologia:
Para desenvolvimento desse projeto usaremos a pesquisa e a utilização de conteúdos já trabalhados em sala de aula;
8. Período;
10/02/2011 à 14/03/2011
9. Avaliação:
Observação, registro, fotos, participação entrosamento entre os alunos e conteúdo.
10. Culminância:
Apresentação de paródias carnavalescas confeccionadas pelos alunos
Pratinha, 09 de Fevereiro de, 2011.
Luscilene Maria José Alves
Material em Anexo:
Corpos Aflitos
foi um projeto muito interesante,apessar de ser uma produtiva aprendendo se divertindo
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFoi uma aula bem legal,que podemos compreender a materia com mais facilidade, e também a musica nos ajuda a lembrar a materia futuramente. Adorei a aula !
ResponderExcluirMirian Andrade
Foi uma aula divertida, diferente, fácil de aprender a matéria e consegui desenvolver as auqestões na prova que eram relacionadas com esse conteúdo.
ResponderExcluirJacson
Foi uma aula divertida, onde todos os alunos aprenderam a matéria de forma descontraída, fazendo com que amioria conseguisse uma nota boa na prova.
ResponderExcluirGlaucimar
Gostei muito do trabalho, o jeito é muito diferente de ensinar a matéria, com a participação de todos. Todos ajudaram a apresentar o trabalho, como letras de músicas de acordo com a matéria.
ResponderExcluirPaulo Costa
Em geral gostei muito de tosos os trabalhos, pois aprendi coisas interessantes que nunca imaginava aprender. Parabenizo a tia Lu por essas aulas diferentes, pois se torna mais divertido e aumenta a aprendizagem de todos.
ResponderExcluirWalisson
O trabalho foi muito interessante,e divertido, a turma se relacionou muito bem e o trabalho foi muito produtivo.
ResponderExcluirPaulo Junio
Adorei fazer a Paródia de física, fazendo-a consegui aprender mais um pouco sobre a matéria. Por exemplo a minha falava sobre os corpos eletrizados sobre os processos de Repulsão e atração onde me ajudou esclarecer algumas dúvidas que eu estava nestes itens...
ResponderExcluirPatrícia Martins
Eu gostei muito do trabalho, porque a gente pode sair da monotonia da sala de aula e da decoreba, foi um jeto fácil e divertido de aprender sobre os processos de eletrização.
ResponderExcluirGéssica
Gostei da atividade, foi fácil de aprender a matéria com a música.
ResponderExcluirFernando
Adorei as apresentações, aprendi muito com a música Corpos Aflitos, e tenho certeza que não vou esquecer mais o que é eletrização por atrito, contato e indução.
ResponderExcluirGraziely
Pode ter um bom aproveitamento com a apresentação dos trabalhos, da forma como foi feita, porque acho que é mais fácil de aprender e de memorizar a matéria através de aulas difenrenciadas, principalmente com a música.
ResponderExcluirFernanda
Os trabalhos em geralme trouxeram bastante conhecimento das matérias então estudadas, adorei as apresentações dos trabalhos e em especial as músicas encenadas pelos alunos.Em nosso trabalho fizemos até um espécie de teatro para ilustrar nossa paródia o que gostei bastante.
ResponderExcluirAline Borges
Achei interessante do jeito que desenvolvemos o trabalho, pois dessa madeira podemos aprender mais.
ResponderExcluirO jeito de brincar e aprender
Naiara
Adorei a música, porque nos divertimos com o carnaval na sala e assim saímos um pouco da rotina da sala de aula.
ResponderExcluirParabéns
Aline Morais
Achei interessante e criatividade foi muito nas letras das músicas. Estava muito legal todo mundo cantou e se divertiu pra valer.
ResponderExcluirLais
Achei muito divertido as apresentações e aprendemos muito sobre física. todos os trabalhos ficaram muito bons e aprendemos muito.
ResponderExcluirLetícia
Foi uma aula diferente que a gente se divertiu, aprendeu com as machinhas de carnaval.
ResponderExcluirRonaldo